terça-feira, 8 de março de 2011

INTERNET X IMPRESSO


          O leitor tem o faro apurado quando busca por informações. Procura por rapidez e qualidade. O grande pioneiro jornal impresso está hoje em segundo plano e disputa espaço com a internet por conta de sua praticidade e rapidez na circulação de notícias.

                                       
É bastante considerável a diferença entre os dois meios. Enquanto a internet possibilita o leitor buscar por conteúdos diferentes e dá livre acesso a esses sem sair de casa, o impresso oferece apenas as dicas de onde encontrá-los e pra isso é necessário também se locomover. Muitas vezes é preciso ir ao encontro do computador para ter os demais conteúdos.
Hoje os dois meios acabam sendo dependentes um do outro. O jornalista precisa da internet para abrir seu e-mail, para receber arquivos, conteúdos e para pesquisar a veracidade dos fatos. Com isso, enriqueceu a qualidade das matérias produzidas e auxiliou o processo de comunicação entre as redações e repórteres.
Muitas dessas matérias produzidas pelos jornais impressos também são divulgadas na internet através de jornais online como por exemplo a Folha de São Paulo e o Estadão  mudando apenas o foco e a linguagem.
As notícias publicadas na internet carecem de uma linguagem mais simples e atraente pois o leitor precisa realmente se interessar para  acessar o site novamente a procura de novos conteúdos. Já o impresso como sua venda é através de assinatura contínua, o leitor acaba lendo pelo fato de receber em sua casa todos os dias.
                Portanto, os jornais online e impressos são feitos por profissionais com o mesmo intuito, de levar informações aos leitores e  por isso não devemos distingui-los de forma a radicalizar suas diferenças pelo fato de serem feitos pela soma dos benefícios de ambos.